As dimensões do conhecimento - Ensino Fundamental
As práticas corporais, como um todo, e as práticas esportivas, mais especificamente, proporcionam conhecimentos múltiplos, trocas e compartilhamento de representações e de significados. Por essa razão, a BNCC prevê o desenvolvimento de habilidades a partir de oito dimensões do conhecimento.
Dimensões do conhecimento
Competências específicas da Educação Física - Ensino Fundamental
Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.
Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Atenção!
A Educação Física, aliada aos demais componentes curriculares, assume os seguintes compromissos:
- formação estética, sensível e ética;
- qualificação para a leitura, a produção e a vivência das práticas corporais;
- colaboração com os processos de letramento e alfabetização dos alunos, ao criar oportunidades e contextos para ler e produzir textos que focalizem as distintas experiências e vivências nas práticas corporais tematizadas.
Objetivos específicos - Ensino Fundamental
A tabela abaixo consolida os esportes recomendados e os objetivos específicos para cada segmentos do ensino fundamental. Veja:
Esporte
Segmento do ensino fundamental
Objetivos específicos
Esportes de marca
Esportes de precisão
1º e 2ª anos
- Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
- Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
Esportes de campo e taco
Esportes de rede/parede
Esportes de invasão
3º ao 5º ano
- Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
- Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
Esportes de marca
Esportes de precisão
Esportes de invasão
Esportes técnico-combinatórios
6º e 7º anos
- Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
- Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
- Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
- Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).
- Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola.
Esportes de rede/parede
Esportes de campo e taco
Esportes de invasão
Esportes de combate
8º e 9º anos
- Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/ parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
- Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
- Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
- Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
- Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
- Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.
Competências e habilidades - Ensino Médio
O quadro abaixo apresenta as habilidades que devem ser desenvolvidas pela Educação Física do Ensino Médio. Veja:
Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas da cultura corporal, de modo a estabelecer relações construtivas, éticas e de respeito às diferenças.
Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder subjacentes às práticas e discursos verbais e imagéticos na apreciação e produção das práticas da cultura corporal de movimento.
Praticar, significar e valorizar a cultura corporal de movimento como forma de autoconhecimento, autocuidado e construção de laços sociais em seus projetos de vida.
Dica
Uma estratégia para proporcionar a reflexão é adaptar as regras do esporte que será praticado junto com os alunos.
Para isto, vale fazer uma análise do contexto escolar e das suas condições materiais. Os alunos devem identificar os materiais disponíveis e o ambiente esporte será praticado.
Levantadas as limitações e necessidades, pode-se adaptar as regras visando a prática do esporte dentro do contexto existente. Os alunos também devem considerar o grupo e suas características na hora de elaborar as novas regras.
Relembrando...
Até aqui você conheceu um pouco mais sobre a unidade temática de Esportes da Base Nacional Comum Curricular, viu o conceito de esporte e a categorização adotados, estudou as dimensões do conhecimento, as competências da Educação Física e os objetivos específicos de cada segmento do Ensino Fundamental, além das habilidades e competências que devem ser desenvolvidas no Ensino Médio.
Esperamos que você se sinta estimulado a experimentar as diversas modalidades esportivas com seus alunos e, para dar uma forcinha extra, você pode avançar em seus estudos acessando o módulo de Golfe, que se enquadra na categoria esporte de precisão.
Parabéns!
Você chegou ao final do Módulo 1 - Os esportes na Base Nacional Comum Curricular
SEU PROGRESSO NO CURSO