Aula 2 - Categorias esportivas
As sete categorias esportivas - Ensino Fundamental
Para estruturar a unidade temática de esportes, foram criadas sete categorias, que privilegiam as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de sua prática. Estas categorias também possuem como referência os critérios de cooperação, de interação com o adversário e os objetivos táticos das ações a serem executadas no jogo. As sete categorias são:
Esportes de marca
São esportes que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos. Veja alguns exemplos:
Esportes de precisão
São esportes que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar). Veja alguns exemplos:
Esportes técnico-combinatórios
São esportes que se caracterizam por possuírem como resultado da ação motora comparada a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios. Veja alguns exemplos:
Esportes de rede / quadra dividida ou parede de rebote
São esportes que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento. Veja alguns exemplos:
Esportes de campo e taco
São esportes que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos. Veja alguns exemplos:
Esportes de invasão ou territorial
São esportes que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo. Veja alguns exemplos:
Esportes de combate
São esportes que se caracterizam por disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa. Veja alguns exemplos:
Relembrando
A BNCC destaca que as práticas corporais na escola e, consequente-mente, as práticas esportivas, devem ser reconstruídas com base em sua função social e suas possibilidades materiais.
Isto quer dizer que as mesmas podem ser transformadas,
adaptadas, no interior da escola de acordo com cada contexto.
Além disso, é importante destacar que o caráter lúdico deve estar presente nas práticas corporais, ainda que essa não seja a finalidade da Educação Física na escola.
SEU PROGRESSO NO CURSO